Rosa Berardo no Congresso internacional de estudos canadenses na UFG
27 de novembro de 2009Jornal UFG: Professora da UFG visita Universidad Nacional de Jujuy
18 de junho de 2014Fala de Mário Borgneth durante debate sobre políticas públicas foi encarada como uma cutucada positiva por alguns realizadores de Goiás
O secretário Nacional de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Mário Borgneth, alertou para que os realizadores goianos se antecipem e saiam do comodismo para que conquistem mais espaço no mercado de produção nacional. Além disso, orientou que cineastas parem de brigas e picuinhas entre si. “A gente fica olhando muito para dentro de nós mesmos”, avaliou. A fala veio na manhã de quarta-feira (28/5) em debate com produtores independentes durante o fórum sobre Política para o Audiovisual, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) da cidade de Goiás.
Pós-doutora em Cinema pela Universidade do Quebec em Montreal, no Canadá, a cineasta e professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rosa Berardo recebeu as considerações do secretário nacional como fundamentais. Citando que às vezes é preciso que alguém de fora abra os olhos de quem está no meio, ela destacou à reportagem como ponto principal o trabalho em conjunto, em vez de rixas. “É importante não olhar só para o próprio umbigo”, falou, dizendo que os realizadores goianos não se ajudam e falam mal entre si.
Rosa complementou ser importante tornar-se competitivo para conseguir recursos da União por meio dos cursos de qualificação que serão ministrados pelo ministério. Ela acredita que é possível fazer um trabalho coletivo, abrindo novos horizontes, e reconhecendo cada um as suas dificuldades. A partir disso, comentou a professora, pode-se haver parceria para que os problemas sejam superados em conjunto.
Publicado no Jornal Opção em 29 de maio de 2014
https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/secretario-de-audiovisual-minc-da-um-sacode-em-produtores-goianos-e-alerta-para-maior-qualificacao-5443/