
NiT (Portugal): Almada vai ter filmes de terror em junho
30 de maio de 2018
IstoÉ: Mostras resgatam 20 anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo
10 de junho de 2018O evento aborda temática ambiental com outros tipos de arte, o desenho e a fotografia
Como muitos já sabem, começou ontem na cidade de Goiás, a 20ª edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A programação cinematográfica com temática socioambiental é com certeza a estrela do festival. Contudo, também não é segredo pra ninguém que trata-se de um evento multicultural e agregador. Além de apresentações musicais (um dos principais shows é de Ana Carolina, que se apresenta neste sábado, dia 9), tem ainda uma tenda multi étnica montada na Praça do Chafariz e também acolhe exposições artísticas, que complementam a mensagem do festival com olhares artísticos diversos.
FOTOS E MEIO AMBIENTE
Até o final do Fica estará em cartaz ainda, no Quartel do XX, a exposição fotográfica “Canadá”, da fotógrafa, professora, jornalista, roteirista, produtora e cineasta brasileira, Rosa Berardo. A artista, que é conhecida por seu trabalho sobre cultura, identidade cultural, alteridade, gêneros e etnias, nesta mostra mergulha na fauna e flora de canadense, trazendo paisagens deslumbrantes.
A exposição conta com 30 fotos e, na compilação, Rosa Berardo compartilha também sua visão da paisagem do Canadá com a fotógrafa canadense Gillian Lash. “Eu fiz essas fotografias ano passado, enquanto estava participando de um estágio de capacitação pela UFG na área de cinema na Queens University. Eu morei em frente ao lago Buck Lake, na Província de Ontário, onde as fotos foram feitas, durante quatro meses. Todos os dias ia caminhar e encontrava vários animais, até ursos, mas não os fotografei porque fiquei com medo (risos)”, contou Rosa Berardo ao Diário da Manhã.
Publicado no Diário da Manhã em 06 de junho de 2018
https://istoe.com.br/mostras-resgatam-20-anos-do-festival-internacional-de-cinema-e-video/